Tad Dorgan foi o cartunista que tornou o hot dog um sanduíche global.
Nos anos 50 do século passado surgiu o hábito de se comer cachorro quente em carrocinhas à beira mar.Cachorro quente famoso havia o do Bob's também fundado nos anos 50 que despertou um novo apetite dos cariocas com sanduiches de queijo quente, mistos, salada de ovo, batatas fritas, laranjada com gominhos (dando a impressão de ser nova e recém espremida) , malted milk, sundaes, queijo com banana, sorvetes com marsmellow, e outras delícias que logo foram chamadas de fast foods.
Comia-se em pé, nos balcões depois de pagar o que se queria na caixa.
O normal até aquele tempo era pagar-se (com gorjeta) depois de comer.
As carrocinhas de cachorro quente empurradas pelos seus donos que eram também os responsáveis pela fast-food mais rápida que se pudesse imaginar.
Os cachorros quentes de salsichas sempre imersas em água fervente postas em pães macios e que podiam receber dois tipos de molhos: ketchup e mostarda.
Havia nas carrocinhas Coca Cola para completar a refeição fastíssima.
A marca nas carrocinhas era Geneal, que qualificava e garantia que o cachorro quente era diferente (e melhor) do que qualquer outro. Carrocinhas podiam ser preparadas para vender cachorros quentes, mas cachorro quente Geneal só era encontrado nas carrocinhas Geneal.
Quando comia o meu cachorro quente jamais podia imaginar que estava saboreando uma iguaria inventada na Babilônia por volta de 1500 AC.
Quando os gregos romanos comeram as suas primeiras salsichas já estavam comendo uma delícia com quase 2000 anos.
Charles Panati, o autor do livro sobre a origem de tudo o que você possa imaginar, informa que um livro de receitas romanas do ano 228 da nossa era a salsicha era o principal prato servido nas Lupercalias, uma festa em homenagem ao deus Lupercus, um deus pastoral celebrado por cuidar da iniciação sexual dos que precisavam de obter uma iniciação sexual.
As salsichas eram feitas exatamente como as de hoje. A diferença é que em vez de um envoltório sintético e comestível de hoje as salsichas eram carne, gordura, e sangue espremidos e enfiados em intestinos lavados, e fechados com fios que garantiam a qualidade do conteúdo pelo menos por alguns dias.
Não havia nem gelo, nem geladeiras e cada um tinha de buscar formas para conservar alimentos.
Os intestinos lavados dos animais mortos eram também comestíveis, flexíveis e resistentes.
Nas Lupercalias, celebradas em fevereiro antecipando os festejos do Carnaval ,eram o momento certo para a iniciação sexual de quem precisava disto. E a iniciação implicava na prática de atos sexuais
Em Roma as camisas de Vênus já estavam sendo usadas para evitar filhos e doenças e eram feitas exatamente como as mesmas tripas. E deviam envolver o pênis e eram fechadas com cordões.Numa ponta e na base proporcionando também atos mais prolongados.
Diante da popularidade dos costumes sexuais é bom lembrar que ao deparar com um animal abatido havia muito mais gente interessada muito mais nas camisas de Vênus, do que nas outras partes do animal morto.
À partir dos romanos e da expansão de seu império pelo resto da Europa todas as cidades criaram as suas próprias salsichas.. Viena, Frankfurt que obtiveram o reconhecimento do mundo no século XIX, justamente quando a América iniciava os seus anos dourados de invenções para o prazer de novos imigrantes europeus.
Foi em Coney Island em Nova York onde as diversões para multidões incentivaram a abertura de restaurantes que um fabricante de tortas em sua padaria,sócio um alemão de Frankfurt Iniciou a histórfia do nosso hot dog. . Foi o sócio alemão Antoine Feuchtwanger .que popularizou a ideia da salsicha enfiada no pão.
Para concorrer com os restaurantes onde eram servidos pratos quentes o sócio dele, Charles Feltman , inventou o negócio de vender salsichas quentes em pães macios., e delineou o nome de hot dogs para o sanduiche.
Um boy contratadso por eles chamado de Nathan Handwerker, decidiu começar o seu negócio, vendendo os sanduíches pela metade do preço dos seus inventores . E cada vez mais pontos de venda. E uma outra invenção brilhante: nas suas carrocinhas os médicos do Hospital de Coney Island comiam de graça desde que usassem a sua roupa branca e tivessem um estetoscópio pendurado no pescoço.
Aqueles médicos com suas inconfundíveis roupas brancas chamavam a atenção para as carrocinhas de Nathan. E a preferência dos médicos transformou-se num projeto de merchandising antes da palavra ser inventada .
Os sanduíches ganharam mais fama e passaram a ser vendidos em estádios de baseball como os sanduíches com red hot de salsichas de frankfurt com o formato semelhante ao de cachorros dashhound .
Logo chamados de dogs, muito mais fácil de dizer.
Com estas invenções oportunísticas as salsichas da Babilônia passaram a se chamar no mundo inteiro de hot dogs.
Pesquisei esta história ao sair de um cinema no Shopping Mall de São Conrado quando topei com um quiosque com cachorros quentes marca Geneal, muito bons, muito bem atendidos pelos dois funcionários da Geneal.
Me perguntei então quando havia começado a venda dos hotdogs no Rio e cheguei a esta história:
1. É antigo paca.
2. Sócrates, Aristóteles, Platão e Homero já comiam salsichas.
3. Roma levava os primeiros foliões no "Carnaval" das Lupercalias a se interessarem por usos sensuais das salsichas.
4. O império romano incentivou a produção de salsichas em dezenas de suas cidades na Europa.
5. Os alemães levaram as salsichas para os Estados Unidos.
6. Foi lá que o nome hot dog foi inventado e popularizado.
7. No Rio e no Brasil o uso do nome hot dog começou no Bobs
8. Caiu na boca do povo nas carrocinhas Geneal.
9. Agora o que eram as carrocinhas virou quiosque num shopping sofisticado.
10. Toda esta raça histórica que consumiu salsichas ao longo de seus quase 3000 anos iriam festejar o hot dog do Geneal de hoje...