script src="http://www.bluebus.com.br/widgeth.php?width=600">

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Cateterismo, ou CAT para os íntimos. Podia ser chamado de milagre há poucos anos

\Não é um roto rooter em que um cabo flexível é enfiado numa tubulação hidráulica e devidamente operado recupera a circulação tal com se nunca tivesse sido obstruída.

O cateterismo em seres humanos faz exatamente a mesma coisa. Um cateter inserido numa artéria é empurrado até chegar ao coração e suas artérias.

O cateter tem uma câmera na ponta, luz intensa e o operador vê tudo com padrão FIFA.

Até 20 anos isto não podia ser feito sem abrir o peito do entupido, sem parar a circulação , sem ter um campo claro e bem iluminado , pois a sangueira tornava o ambiente uma imitação do MASH em que o operado  era a atração.

O nome STENT não recente e teve origem em 1856 com um dentista escocês que inventou um dispositivo para introduzir na boca de pessoas com a face , imaginou que podia resolver problemas de estreitamentos e obstruções dos vasos se conseguisse colocar nestas obstruções uma rede metálica- que pudesse ser levada até o ponto com o entupimento com o cateter - e quando estivesse no local a rede encharcando-se de sangue se tornava numa gaiola resistente que reabria o vaso para alegria do entupido-que ficava bom.
Tempo destapoderação : uns 20 minutos em que o operado pode até sair